sexta-feira, 17 de agosto de 2007

"O Pecado não mora ao lado"

"O Pecado não mora ao lado. O Estado Novo contra a sedução", é o título da exposição patente na Biblioteca Municipal de Amarante. Dela destaco 2 frases bem exemplificativas do pensamento da altura em relação às mulheres e ao seu papel na sociedade e na família. E será só da altura?


"As mulheres não compreendem que não se atinge a felicidade pelo prazer, mas sim pela renúncia."

Excerto de um discurso de Salazar sobre a Família e a posição da mulher dentro da mesma.



"Embora sejas "doutora" ou ainda a estudar para isso, não tomes ares de "sabichona". Conserva-te simples, conversa como toda a gente. Interessa-te por coisas femininas, não renuncies à "graça" que prende os corações. A namorada demasiado intelectual não é preferida para o rapaz que pensa casar."

Excerto de um artigo duma revista, na época do Estado Novo, com o sugestivo título:
"Gostas de agradar?
"Pretendes casar?"





1 comentário:

Pedro Silva disse...

:( realmente o Salazarismo foi mesmo um cancro que afectou fortemente a sociedade portuguesa da época... Mas estou em crer que foi um Mal necessario para que Portugal evoluisse se bem que da pior maneira, mas pronto nem sempre se opta pelo caminho mais longo e que muitas vezes é o mais correcto.
E ainda bem que se fazem estas exposições porque para se evitar que este Mal do Fascismo volte a conviver entre nós há que dar a conhecer todas as facetas deste "bicho" que durante 50 anos foi uma Nuvem Negra sobre o nosso querido Portugal.

Jinhos e parabens pelo Post!!