segunda-feira, 12 de novembro de 2007

(Re)Descobrir Amarante (VI)



Esta foto foi tirada na Estação da Livração (depois duma fantástica viagem, que espero continuação em breve em direcção a Barca D'Alva ;-), na parte em que se encontram estacionadas as automotoras que fazem a ligação com Amarante. Aqui começa a Linha do Tâmega. Assim, para se chegar a Amarante por linhas de comboio, tem de se sair na Livração e aí apanhar uma automotora. Eu ainda me lembro das antigas automotoras, mais robustas, barulhentas, trepidantes e menos asseadas, que faziam a ligação entre Amarante e a Livração. Agora estas são muito mais silenciosas, e tornam a viagem muito mais agradável!

Actualmente, a linha do Tâmega só liga Livração a Amarante, mas antes continuava até ao Arco de Baúlhe. Aí vivia a minha avó materna e, por isso, uma vez fui com o meu pai de automotora até lá, e recordo o fascínio que tal viagem me provocou, tal que ainda hoje me lembro do bulício das pessoas a entrar, do dia solarengo que estava, das flores das margens. E entristece-me sinceramente que aquelas linhas estejam ao abandono e que o encerramento desse troço tenha atirado para um maior isolamento esses lugares que viviam da linha do comboio para estar no mapa. Se é verdade que agora há a ligação por via rápida entre Amarante e Celorico de Basto que demora 15 minutos de carro, também é verdade que os velhos das aldeias não conduzem; e até mesmo a penosa(!) viagem de carreira de Amarante a Cabeceiras de Basto tem horários mais escassos e não serve as populações devidamente. E assim andamos, governo após governo, promessa atrás de promessa, a enterrar povoações, a empoeirar memórias, sorrisos, a desertificar o interior!

Nota Histórica:

  • Com início na Livração, a Linha do Tâmega, complementar à do Douro, só começou a ser construída em Março de 1905 pelos Caminhos de Ferro do Estado – Minho e Douro.
  • O primeiro troço, entre Livração e Amarante, foi inaugurado em 20 de Março de 1909; o segundo, entre Amarante e Gatão, a 23 de Outubro de 1921; o terceiro, entre Gatão e Chapa, abriu à exploração a 22 de Junho de 1926.
  • Em 1927, a CP toma por arrendamento as linhas dos Caminhos de Ferro do Estado e subaluga a do Tâmega à Caminhos de Ferro do Norte de Portugal, que faz chegar o comboio a Celorico de Basto, em 20 de Março de 1932.
  • Em 1947, esta linha passa para a CP e o comboio atinge Arco de Baúlhe a 15 de Janeiro de 1949.
  • Em 1 de Janeiro de 1990, o troço Amarante-Arco de Baúlhe foi encerrado.

Para mais informações sobre esta linha, ver, por exemplo, aqui e aqui.

Sem comentários: