quarta-feira, 11 de julho de 2007

Bufos I

A internet é um admirável mundo novo se a soubermos explorar correctamente! Abre-nos muitas portas e aproxima-nos de pessoas que, de outra forma, seria impossível!
Ganhei o hábito de, diariamente, (ou quase) pesquisar na comunidade blogosférica. Através do blog Tretas&Letras, cheguei ao blog Do Portugal Profundo (o blog que desencadeou a polémica sobre a licenciatura (?) do nosso Primeiro-Ministro) e ao blog de Pedro Namora. Acho que só agora me apercebi da verdadeira dimensão deste novo meio/modo/forma de divulgar informações e de comunicar, porque se antes me reduzia a um âmbito algo local, tive a perfeita noção da dimensão nacional e internacional da "força blogosférica".
Já tinha visto blogs com 40, 50 comentários, mas nunca com centenas e milhares deles, o que prova que naquele "sítio" (estando eu a referir-me ao 1.º blog citado) confluem uma imensidão de pessoas, fora os que não comentam e lêem piamente as letras binárias através dum monitor. A propósito dum post sobre a constituição do blogger como arguido num processo de difamação devido à queixa-crime intentada pelo "primeiro-ministro enquanto tal e cidadão" José Sócrates ( o título do post é: "Não tenhamos vergonha... actualizado", 05/07/2007 ), na caixa de comentários assistimos a um desenrolar de opiniões, umas mais interessantes que outras, quer sobre o Estado de Direito, a liberdade de expressão e de opinião, as palavras "acertadas" de membros do Governo, ou ligados ao Governo...
De todos eles, transcreverei as palavras duma pessoa que se identifica como Vento Ibérico (mais não posso dizer, porque, de facto, mais informações não possuo...):


" Bufo volta a ser a figura primordial do sistema. Abençoado Bufo que bufa para ganhar o seu. O Bufo anda munido de telemóvel de última geração, grava conversa, tira fotografia e filma. O Bufo evoluiu, cresceu, aprendeu e juntou o sorriso maquiavélico de democrático fingido. O Bufo ouve canções do Zeca e afins, tem sempre palavras de Abril na boca. O Bufo é amigo, diz que gosta da democracia e é uma espécie de orador culto, falando de cultura alegremente e alegremente cínico não aceita opiniões diversas. O Bufo é progressista, defende o progresso - diz ele- sempre que faz discurso. O Bufo é assim, cresceu, reproduziu-se e deu aos descendentes a cartilha que a bufaria deve usar."


Portanto, até o bufo evoluiu com as novas tecnologias... Big brother is watching you...

Sem comentários: