sexta-feira, 20 de julho de 2007

Porto(s) de Vista para a RTP


3 fotos



3 décadas


PARABÉNS RTP!!!



Como sempre nos (falamos por nós - White Castle e Duarte - mas entendemos ser a opinião generalizada dos leitores do Tretas) proporcionou óptimos desafios, neste dia que é seu, tenha também o prazer de poder resolver portos de vista ;)






foto 1






foto 2





foto 3



8 comentários:

rtp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rtp disse...

Em primeiro lugar, muito, muito obrigada à White Castle e ao (desconhecido! ;-)) Duarte!
Fiquei muito feliz com esta vossa surpresa!
Já há algum tempo que sentia vontade de participar no desafio (nem sei se o tinha comentado com a White castle!) e vocês proporcionaram-me essa oportunidade! Muito obrigada!
Tenho, desde já de dizer que este desafio está ao nível dos grandes campeões! O Duarte acertava tudo em 10 minutos! Assim como a White Castle! :-)) Mas eu sou apenas uma
principiante ou para usar a imagem da White Castle aqui no blog - uma campeã em devir!!! ;-))
De qualquer modo cá vão as minhas respostas / palpites:
Na 1.º foto - e esta é única certeza que tenho! - está o "sopé" do obelisco que se encontra no centro da Rotunda da Boavista! Já estive para postar um pormenor deste monumento à Guerra Peninsular de 1808-1814. Confesso que a parte escolhida era outra: a que se encontra cerca de 45 metros acima e que retrata o Leão dos Aliados a esmagar a águia napoleónica! ;-)) Assim os resultados tivessem ajudado e esse pormenor, em jeito de brincadeira, ia ser o mote para um Porto de Vista no rescaldo de um "certo e determinado" fim-de-semana! ;-)
A segunda é-me familiar. Mas ainda não descobri! E, por favor, não revelem ainda, ok? Vou, de qualquer modo, à "MR. Duarte", expender o meu raciocínio. É um lugar público. Parece-me (parece-me) tirada à noite. Portanto será um lugar de amplo acesso ao público, nomeadamente sem horários muito limitados (por exemplo, um museu?). Será um café (respondendo ao Majestic?). Mas não é o Guarany! Bem... tenho de continuar a pensar. :-))
Quanto à última tenho alguma dificuldade em perceber do que se trata exactamente. A minha impressão inicial é a de que se trata de um reflexo de uma árvore (e cogumelos??) num vidro?!!!
Bem, dão-me mais algum tempo para pensar! Por favor!!! ;-)))

Bem, agora um reparo: podiam ter ocultado a referência tão notória ao número de décadas!!!! ;-))

Mais uma vez: MUITO, MUITO OBRIGADAAA!!! ***

White Castle disse...

Quanto à 1ª foto, a resposta está certa!

Quanto à 2.ª, posso dizer à RTP que é sim um lugar (parcialmente) público, não sendo um café.

Quanto à 3.ª foto, é uma questão de olhar com atenção e verá que, apesar de a foto não ter grande qualidade (na altura foi-me impossivel tirar uma melhor foto, pelo que peço desculpa pela sua fraca qualidade, mas depois, aquando da solução, explicarei a razão), notará a que se refere e, a partir daí, será mais fácil descobrir.

A referência ao n.º de décadas teve que ver com o n.º de fotos postadas, daí a sua referência notória ;)

Que o "devir" se concretize ;)

rtp disse...

Como não conseguia encontrar respostas para o 2.º e 3.º enigma, socorri-me de ajuda preciosa e estou agora apta a dar os seguintes palpites, usando as palavras e explicações da minha "ajuda" que a seu tempo revelarei!.
2º Porto de Vista: Será o Ateneu Comercial do Porto, na Rua de Santa Catarina um pouco abaixo da Fnac do lado esquerdo quem desce?
3º Porto de Vista: "são ossadas; fémures, rádios, cúbitos, etc e alguns crânios depositadas nas Catacumbas da Igreja de São Francisco; na Idade Medieval (e prolongou-se até à Idade Moderna) as inumações das personalidades mais importantes das vilas e aldeias faziam-se nos espaços circundantes das igrejas (sob o lajeado); as mais importantes eram mesmo inumadas sob as naves das igrejas". Trata-se das Catacumbas da Igreja de S. Francisco.

White Castle disse...

A resposta à 3.ª foto está certa! Quanto à 2.ª foto, a resposta não está correcta... A inspiração de um santo e de um navegador podem ajudá-la ;)

rtp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rtp disse...

Bem, white Castle e duarte... parece-me que vou de férias com este enigma por resolver. Deixo, no entanto, um palpite...
Depois de ter pedido novamente auxílio à minha preciosa ajuda tenho a dizer que as pistas parecem apontar para Praça do Infante. Ora, no centro da dita está a estátua do navegador e nas imediações há a casa do mesmo. Por outro lado, perto fica a Igreja de São Francisco (o Santo).
Se a pista remete para a Praça, será uma sala do Palácio da Bolsa? Poderá ser o tecto do Restaurante Telégrafo?

White Castle disse...

É sim no Palácio da Bolsa, mas não é no restaurante Telégrafo, que agora adopta a denominação de Restaurante "O Comercial"


Umas óptimas férias, RTP!