Inicio hoje a 1.ª rubrica deste meu espaço, cujo objectivo é dar (-me) a conhecer a cidade que me viu crescer (não muito, falando verdade ;-) Lol): Amarante. Com esse propósito, colocarei fotos da minha autoria, discorrendo, de seguida, sobre o seu conteúdo.
Comecemos, então, por uma breve descrição de Amarante. Esta pertence ao distrito do Porto, sendo que o concelho estende-se por uma área de 301,5 quilómetros quadrados, a que correspondem, hoje, 40 freguesias, 18 ao longo da margem direita do rio Tâmega e 22 da margem esquerda, habitadas por uma população de 59 638 habitantes e uma densidade populacional de 197,8 habitantes por quilómetro quadrado.
Tudo indica que Amarante deve a sua origem aos povos primitivos que demandaram a serra da Aboboreira (habitada desde a Idade da Pedra), embora se desconheça com exactidão o nome dos seus fundadores. Contudo, refere Luís Van Zeller Macedo, no seu livro "Pequena História de Amarante"que, "ao contrário do que possa supor-se, o conjunto de habitações, constituindo um Burgo a que chamaram Amarante, por ser aquém ou ante-Marão, não correspondia à área urbana actual da Cidade, mas sim a outra, um pouco ao Norte e a Poente desta, mais propriamente à actual área da paróquia de S. Veríssimo." Segundo o autor, este burgo já constava, em 1250, nas Ordenações Afonsinas, com a denominação de Vila de Amarante.
- Destaques: No Centro Histórico da cidade merecem referência a Ponte, o Convento e Igreja de S. Gonçalo, as Igrejas de S. Pedro e S. Domingos, a Casa da Cerca e o Solar dos Magalhães. Fora da urbe, o destaque vai para os Paços do Concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, o Mosteiro de Travanca e para o românico das igrejas de Mancelos, Jazente, Freixo de Baixo, Gatão ou Gondar.
- Festas da Cidade: Festas em honra de S. Gonçalo (o padroeiro da cidade), acontecem no 1.º fim de semana de Junho.
- Feriado Municipal: 8 de Julho (Amarante tornou-se cidade a 8 de Julho de 1985)
4 comentários:
Aproveito para aplaudir este seu post!
Tenho andado sem tempo nenhum e, por isso, ainda não tinha comentado! Gostei muito de ler e aprender um bocadinho sobre a belíssima cidade de Amarante! :-) *
linda esta fotografia de amarante! e há lá tb o museu amadeu souza cardoso, que dizem que vale muito a pena. eu ainda não conheço.
Verde, uns dos proximos posts sobre esta rubrica versará sobre o Museu que refere ;) Assim, poderá, nem que seja por meras fotos, usufruir da arte lá exposta (apesar de achar que não se pode tirar fotos dos quadros, mas vou ver o que se pode fazer :p)
Parabéns pelos artigos do seu blogue.
Aproveito para endereçar o convite para visitar a minha página pessoal sobre Amarante em: http://carlosportela.pt.vu.
Saudações amarantinas
Carlos Portela
Enviar um comentário