quinta-feira, 19 de julho de 2007

(Re)Descobrir Amarante (I)

(Perpectiva do centro de Amarante, a partir da "Ponte Nova". Lá ao fundo, a Ponte de S. Gonçalo, a Igreja de S. Gonçalo, a Biblioteca Municipal. Do lado esquerdo, vê-se a Rua 31 de Janeiro, onde encontramos várias confeitarias típicas e muito afamadas (aí se encontrava a famosíssima Lailai, pela qual muitos, ainda hoje, perguntam). Destaco, ainda do lado esquerdo da imagem, ao pé do prédio bege, um pequeno jardinzinho, com dois bancos, onde passei tantas tardes que recordo com muito carinho. A quem for a Amarante, aconselho a sentar-se naqueles bancos, olhar em frente, inspirar e contemplar o passar sereno do Tâmega. É fantástico! Rejuvenescedor!)

Inicio hoje a 1.ª rubrica deste meu espaço, cujo objectivo é dar (-me) a conhecer a cidade que me viu crescer (não muito, falando verdade ;-) Lol): Amarante. Com esse propósito, colocarei fotos da minha autoria, discorrendo, de seguida, sobre o seu conteúdo.


Comecemos, então, por uma breve descrição de Amarante. Esta pertence ao distrito do Porto, sendo que o concelho estende-se por uma área de 301,5 quilómetros quadrados, a que correspondem, hoje, 40 freguesias, 18 ao longo da margem direita do rio Tâmega e 22 da margem esquerda, habitadas por uma população de 59 638 habitantes e uma densidade populacional de 197,8 habitantes por quilómetro quadrado.


Tudo indica que Amarante deve a sua origem aos povos primitivos que demandaram a serra da Aboboreira (habitada desde a Idade da Pedra), embora se desconheça com exactidão o nome dos seus fundadores. Contudo, refere Luís Van Zeller Macedo, no seu livro "Pequena História de Amarante"que, "ao contrário do que possa supor-se, o conjunto de habitações, constituindo um Burgo a que chamaram Amarante, por ser aquém ou ante-Marão, não correspondia à área urbana actual da Cidade, mas sim a outra, um pouco ao Norte e a Poente desta, mais propriamente à actual área da paróquia de S. Veríssimo." Segundo o autor, este burgo já constava, em 1250, nas Ordenações Afonsinas, com a denominação de Vila de Amarante.


  • Destaques: No Centro Histórico da cidade merecem referência a Ponte, o Convento e Igreja de S. Gonçalo, as Igrejas de S. Pedro e S. Domingos, a Casa da Cerca e o Solar dos Magalhães. Fora da urbe, o destaque vai para os Paços do Concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, o Mosteiro de Travanca e para o românico das igrejas de Mancelos, Jazente, Freixo de Baixo, Gatão ou Gondar.

  • Festas da Cidade: Festas em honra de S. Gonçalo (o padroeiro da cidade), acontecem no 1.º fim de semana de Junho.

  • Feriado Municipal: 8 de Julho (Amarante tornou-se cidade a 8 de Julho de 1985)

4 comentários:

rtp disse...

Aproveito para aplaudir este seu post!
Tenho andado sem tempo nenhum e, por isso, ainda não tinha comentado! Gostei muito de ler e aprender um bocadinho sobre a belíssima cidade de Amarante! :-) *

verde disse...

linda esta fotografia de amarante! e há lá tb o museu amadeu souza cardoso, que dizem que vale muito a pena. eu ainda não conheço.

White Castle disse...

Verde, uns dos proximos posts sobre esta rubrica versará sobre o Museu que refere ;) Assim, poderá, nem que seja por meras fotos, usufruir da arte lá exposta (apesar de achar que não se pode tirar fotos dos quadros, mas vou ver o que se pode fazer :p)

Carlos Barbosa disse...

Parabéns pelos artigos do seu blogue.
Aproveito para endereçar o convite para visitar a minha página pessoal sobre Amarante em: http://carlosportela.pt.vu.
Saudações amarantinas
Carlos Portela