sábado, 19 de maio de 2007

Black Coffee


Um grupo muito heterogéneo senta-se frente-a-frente numa mesa recostada em confortáveis sofás e em cadeiras que empurram os troncos humanos para a mesa das palavras jogadas por entre diálogos entrecruzados!

Nessa madrugada, a maior parte da cidade adormece e dorme, sob um ar quente tropical… as janelas estão abertas, e o luar invade as divisões das casas…

E sem ninguém saber porquê, sem ninguém ter pressionado nenhum botão, sem ninguém ter forçado nada, os lábios mexem-se, os olhares trocam-se, os gestos acompanham os raciocínios, por vezes já turvos pelo adiantado da hora, e fala-se, fala-se, fala-se…

Um grupo de alguns conhecidos e alguns desconhecidos, que a conversa aconchega (trocando as voltas ao destino dos corredores da faculdade e do ritmo das aulas que tanto pode afastar!) discursa afincadamente sobre o tudo e o nada, sobre temas que nos interessam, e que de fúteis nada têm. As relações humanas são ali dissecadas com um bisturi filosófico e sociológico, as políticas de um passado e de um futuro são analisadas de diferentes perspectivas, a arte, o cinema, a literatura são temas recorrentes…

Ultra-romantismo, romantismo, Feminismo…
Amor, sedução, paixão, obsessão, feronomas, cabelo..
Hitler, Estaline, Lenine, Mussolini, JS (tinha de se falar na JS e nos formulários…)
Vivências, experiências, reais e realidades…
…. E tantas temas que a noite faz esquecer, mas que afagaram um coração deliciado…

Soube tão bem limpar a mente com uma tertúlia improvisada e tão gostosa! Num Café Negro, durante um par de horas e à porta dele outro par, em que nem o frio demoveu aquele grupo, em que se continuaria a conversar pela madrugada fora, até que as luzes da Câmara Municipal dessem lugar às tímidas luzes do nascer do dia…

E ninguém tinha um olhar enevoado (!), antes tinham um olhar sincero, brilhante, diferente, acutilante, discursivo e enternecedor… Aconchegante e feliz!

Quero outro café negro, se faz favor!

(E fazem tanta falta estas conversas….)

Obrigada a todos vocês (e vocês sabem quem são)

**********************************************************************

4 comentários:

Duarte disse...

Obrigado pelo texto... E estás a ver, até parece que sou eu que estou sempre a falar da jot... hmmm... enfim, daquilo... lol =)
Gostei muito também da tertúlia improvisada. Das vozes sonolentas que se arrastavam pela liberdade de falarem de ditadores e amores, de política e de vida... Também quero outro black coffe se faz favor.. e uma cigarrilha please...

PS - esqueceste-te de pôr na lista o "nosso" Salazar salazarento que também tanto discutimos...

Beijos

White Castle disse...

Realmente caro Duarte, falha tão grave, esqueci-me do nosso Salazar!! E dos debates sobre ele e "o seu provincianismo"...

;)

****

Pedro Silva disse...

Foi realmente uma grande noite e ainda bem que foi especial para ti pois era este o objectivo !!!
É graças a estes debates que nós evoluímos e vamo-nos tornando cada vez mais tolerantes, respeitando as opiniões dos outros e desenvolvendo as nossas...
Realmente foi uma noite especial para alguém super especial!!

E que não se fale de Salazar!! :P

Jinhos queridos!!

Anónimo disse...

Concordo inteiramente...
Com esse texto fizeste-me reviver esses momentos,e senti algo de cnfortavel e aconchegante dentro de mim como senti nessa noite mágica em que disctuiu-se tudo e nada,discutiu-se a vida tal e qual ela é,um conjunto de pequenos nadas,de momentos,de acasos que nos fazem viver momentos únicos que guardamos para sempre...
Eles não avisam quando vêm nem como,mas que sabem bem e nos fazem pensar e sentir vivos isso fazem...
Quero outro black coffee também...
Com pessoas maravilhosas,interessantes,diferentes mas que juntas fazem todo o sentido...
Biejinho Inês,descobri o teu blog;)
ass Postiga